baixaresolucaoxalta

Resolução e edição de fotos com Claudia Ventura

Olá pessoal!

Este é o meu primeiro post aqui no MMT! Estou muito feliz em estar aqui e em poder contribuir com este site tão fofo, repleto de coisas lindas e ao lado de colaboradoras tão talentosas.

Minha participação será periódica com dicas mais voltadas à tecnologia, pois afinal é ela que muitas vezes nos dá suporte para produção de nossos trabalhos. E, como não sou de ferro (rss) e também apaixonada pelo scrap artesanal, eventualmente trarei dicas de pinturas com lápis aquarela e outras “coisitchas”.

Então… vamos ao que interessa!

Bom, como vocês viram no título deste post, vou falar sobre resolução e edição de fotos, começando pela resolução, pois ela é extremamente importante para garantir a qualidade de nossas fotos na hora da impressão e/ou revelação.

Resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar e/ou reproduzir. Ou seja, quanto maior for a resolução ou DPI de uma foto, melhor será sua qualidade, nitidez do detalhe, sendo também maior a dimensão e peso do arquivo. Veja exemplo…

baixaresolucaoxalta

Resumindo…

  • Fotos em baixa resolução (72 dpis), são apropriadas apenas para mídia eletrônica, com sites, blogs, redes sociais etc. Pode ser salva em JPG ou PNG.
  • Fotos em alta resolução (300 dpis), são apropriadas para mídia impressa, impressoras, gráficas e laboratórios fotográficos. Devem ser salvas em JPG.

Dica: Só é possível diminuir a resolução e tamanho de uma foto, e nunca aumentá-los, por isso sugiro ter sempre salvo uma cópia da foto original.

Cortando e dimensionando fotos para revelação

Veja como é simples editar suas fotos para revelar em outros tamanhos, além do tradicional 10 x 15 cm.

Vou usar como exemplo o formato de foto para Project Life (3 x 4 inches = 7,62 x 10,16 cm). O programa que uso para edição é o Photoshop CS5 (PS).

Abra a foto (em alta resolução) no PS e selecione a ferramenta Crop.

crop1

Defina (no canto superior esquerdo) o tamanho da sua foto, sendo: o tamanho em cm e a resolução em 300 pixels/cm.

crop2

Com a ferramenta Crop ainda selecionada marque a área que você deseja cortar dê um ENTER e confirme o corte, a foto ficará do tamanho e resolução pré-definida na ferramenta.

crop3a

Clique em Imagem/Tamanho da Tela de Pintura. Aqui definiremos o arquivo como 10 x 15 cm, pois precisamos deixá-lo no tamanho padrão para revelação.

crop4a

Você pode também alterar para outros padrões de revelação (15×21 ou 20×25) e assim aproveitar melhor a área de impressão e/ou revelação, para uma foto maior ou várias menores, basta repetir o mesmo processo e colocar todas em um único arquivo.

Agora é só salvar a foto e enviar para impressão. =)

É isso aí, espero que tenham curtido as dicas!

Fiquem ligadas que no próximo post vou mostrar como fazer “carimbos digitais” para assinar suas fotos.

Beijos, Claudia ♥

, ,

2 Responses to Resolução e edição de fotos com Claudia Ventura

  1. Juliana February 15, 2016 at 8:39 pm #

    Muito Legal!Adorei!!

  2. Irene Mendes February 24, 2016 at 12:39 pm #

    Simplesmente fabuloso este post. Eu adoro fotografia e é sem duvida o meu segundo hobbie. Existe várias técnicas e regras a obedecer quando se tira uma fotografia. Esta informação que a Claudia passou é bastante útil para todas nós.
    Um abraço.
    Irene

Leave a Reply

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Menu