Pintura de Pele com Lápis – Irene Mendes

Olá!!!!!!
Aqui é a Irene Mendes, e no post de hoje eu vou compartilhar com vocês como eu pinto usando os lápis da Faber-Castell. Trago-vos, portanto, um tutorial com as fotos da pintura de pele que fiz desta lindíssima Tilda.

Irene Lapis (1 of 1)

Para começar, eu gostava de dizer que este processo aplica-se a todos os lápis pastel. Ou seja, os lápis assim como as aquarelas e as canetas, têm dentro da sua classe várias especificidades. Os lápis pastel são idênticos aos Chalk Pastel, correntemente usados na técnica “Mixed Media” e em Belas Artes.

Estes lápis trabalham-se a seco usando para esfumar as cores ou o blending, os Stumps ou esfuminhos. O esfuminho nada mais é do que um rolo cilíndrico de papel fortemente comprimido na forma de um lápis com pontas dos dois lados, sendo numerados de 1 a 9. Este simples, mas não tão importante utensilio, é o que permite criarmos as sombras e a profundidade aos nossos desenhos. Para podermos apagar algum traço ou imperfeição na pintura devemos ter sempre à mão uma borracha.

Mas vamos começar com a pintura de pele:
São estas as cores que eu vou usar: 102, 101, 188, e 169.

Irene Lapis 3 (1 of 1)

Começo por aplicar a cor nr. 188. Este lápis é o tom mais alaranjado e é da família dos castanhos. Ele dará um tom mais bronzeado à pele.

Irene Lapis 20 (1 of 1)

Seguidamente, vou passar por cima desta cor a cor nr. 102, que é o amarelo mais claro que existe e serve para equilibrar os tons mais escuros.

Irene Lapis 19 (1 of 1)

Criando agora uma sombra, pois a franja do cabelo da nossa Tilda cria esse efeito sombreado no rosto, eu vou utilizar a cor nr. 169

Irene Lapis 18 (1 of 1)

Novamente irei passar mais uma camada da cor nr. 102.

Irene Lapis 17 (1 of 1)

Agora irei usar simultaneamente duas cores a 101 e a 188.

Irene Lapis 16 (1 of 1)

Nesta altura, eu consigo criar o ponto de luz no centro do rosto e os pontos de sombra nas extremidades para dar a ilusão de profundidade. E é nesta altura que eu irei usar o esfuminho para esfumar as cores e as poder misturar.

Irene Lapis 15 (1 of 1)

Como podem verificar, o esfuminho criou o efeito “Blending” e uniformizou as cores “esfumando” as camadas que acabamos de usar.

Irene Lapis 12 (1 of 1)

Vou fazer as bochechas da nossa linda Tilda usando a cor nr. 191, conjuntamente com a 101 para retirar qualquer marca que possa lançar sobre o rosto.

Irene Lapis 13 (1 of 1)

Para finalizar, voltaremos a intensificar as cores mais escuras para evidenciarmos a profundidade do rosto. Para criar aquela minha célebre marquinha entre os olhos da Tilda eu vou usar as cores nr. 188 e 169. Eu uso para retocar a imagem uma caneta preta ARCHIVAL INK para realçar mais os olhos e a fantástica e imprescindível SAKURA White Gelly Roll, para dar um brilho às bochechas.

Irene Lapis 14 (1 of 1)

Eu tentei trazer este tutorial para exemplificar que podemos usar os lápis para pintar os nossos carimbos favoritos. Eles são uma ótima alternativa a quem não tiver canetas (Copic) ou Distress. Os lápis são fáceis de controlar e  usar.

Irene Lapis 2 (1 of 1)

Podem verificar aqui a legenda dos produtos usados:
Carimbo: “Summer Time Tilda with Bow”
Material:
Esfuminhos Nr. 1
Borracha
Caneta ARCHIVAL INK nr. 03
Caneta Roll Gelly – SAKURA cor Branca
Lápis da FABER-CASTELL – PITT PASTEL

Espero vos ter inspirado e até breve…
Irene

, , ,

5 Responses to Pintura de Pele com Lápis – Irene Mendes

  1. Laiz July 6, 2016 at 6:49 pm #

    Muito legal!!! Ficou linda!!!!

  2. Claudia Ventura July 6, 2016 at 7:03 pm #

    Irene, amo pintura com lápis! ♥
    Amei a tag e o tutorial! Bjks

  3. Guida Machado July 6, 2016 at 7:04 pm #

    Que lindo!!!

  4. Sara Castelo de Carvalho July 7, 2016 at 7:07 am #

    Adooooooro as tuas pinturas Irene!
    São verdadeiramente únicas!
    Aprendo sempre contigo 😊
    Muito obrigada pela tua partilha!
    Beijinhos 😘

  5. Mary perez July 7, 2016 at 2:30 pm #

    Precioso!

Leave a Reply

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Menu