Pintura em cerâmica – Raquel Macário

Oi, pessoal, tudo bem?

Hoje eu vim aqui contar pra vocês sobre um hobby diferente do scrap e que faço há muitos anos. Trata-se da pintura em cerâmica, utilizando a técnica do baixo esmalte, que é basicamente utilizar a temperatura do forno para fundir a tinta ao barro. Existem outras técnicas e muitas variações sobre o tema, mas eu gosto mesmo é de baixo esmalte.

A cerâmica é feita de argila, material fácil de ser moldado. Depois da secagem completa da peça, ela é levada ao forno de altas temperaturas para ser queimada. Após a pintura ou esmaltação, ela é levada novamente ao forno.

No Brasil, temos algumas marcas de tintas, mas que muitas vezes comprometem o resultado do trabalho, pela falta de controle, por pigmentos de baixa qualidade e um certo desleixo na produção. As melhores tintas são americanas, como Duncan ou Mayco. Todas são a base de água, inodoras e não representam nenhum perigo pra quem usa.

Os pincéis são, para mim, um segredo à parte, porque acho imprescindível que sejam de boa qualidade, macios e de diversos tamanhos e formas. Mas, tenho mestras que pintam somente com pincéis Tigre e fazem verdadeiras obras de arte. Acho que tudo depende da pessoa sentir-se segura com seu próprio material.

Aqui, algumas peças que fiz durante esses anos e que tenho muito apreço. Já vendi muitas, dei outras tantas, mas de algumas a gente não consegue se separar, né?

raquel4a

raquel3a

raquel2a

raquel1

Durante alguns anos, fiz aulas num ateliê chamado Quadrifoglio, que fica em Moema (Instagram: @atelierquadrifoglio). Depois, fui para Santana, zona norte de São Paulo, fazer aulas com minha eterna mestra Paula Rizzo (Instagram: @ceramicaspaularizzo).

Hoje em dia faço aulas num ateliê na zona sul, chamado Oficina de Pintura (Instagram: @oficinadepintura), todas com a mesma técnica, o mesmo capricho e bom gosto. Apesar de pintar há muito tempo e de pintar também em casa, não abro mão das aulas no ateliê. Primeiro, porque sempre precisamos aprimorar nossos conhecimentos, aprender novas técnicas e da mãozinha experiente da mestra pra finalizar nosso trabalho. E segundo porque , como terapia, amo conversar, rir, trocar ideias com minhas amigas de hobby. E disso nós sabemos bastante!

Bom, pessoal, por hoje é isso! Espero que tenham gostado das minhas peças e quem sabe se animem a pintar, né?

Beijos e até breve!

Raquel

, , ,

3 Responses to Pintura em cerâmica – Raquel Macário

  1. Laiz July 18, 2016 at 9:54 pm #

    Uau!!!!! Lindo d++++
    Parabéns!!!!

  2. Lisa July 19, 2016 at 12:51 am #

    Simplesmente, MARAVILHOSOOOO.. amei tudo, amiga,parabens! bjs

  3. Ana July 19, 2016 at 1:08 am #

    Amei!!! Coisa profissional. As peças são um luxo e de muito bom gosto. Parabéns

Leave a Reply

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Menu
%d bloggers like this: